13.1.09

Momento cómico

2 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Não percas tempo com gente deste calibre. Mas também te digo o gajo tem algum fetiche por ti. Não lhe tens ligado ficou triste. Diz-lhe que aqui em Coimbra se pode satisfazer na margem esquerda, que não podes porque até és homofóbico.

Anónimo disse...

O jansenismo, o Baianismo, o calvinismo, o galicanismo, o laxista ou o pelagiano, tudo isto no tempo em que estas ordens dominavam, exploravam e serviam-se dos pobres.
Nos decênios seguintes, o jansenismo as ocultas continuou a se difundir. Mas no início do século XVIII reabriu´se a luta pública e calorosa. doutrina de Cornélio Jansen, bispo de Ypres (séc. XVII), sobre a graça e a predestinação; austeridade, rigidez de costumes jansenistas.

Abadia de mulheres na França, fundada em 1204, perto de Chevreuse (Yvelines), reformada em 1608 pela abadessa Angelique Arnauld, transferida para Paris em 1625. Em 1635, ficou sob a direção espiritual de Saint-Cyran e tornou-se então o foco do Jansenismo (doutrina de Cornélio Jansen sobre a graça, a predestinação e capacidade moral do homem!?...). Ao redor da casa de Chevreuse, a casa das mulheres! Onde grande parte da comunidade parisiense voltou a se estabelecer em 1648, agruparam-se alguns solitários! pobres homens jansenistas!...