18.4.09

Público: Convento de Cristo vai ter site para visita virtual

Convento de Cristo vai ter site para visita virtual

«O Convento de Cristo, em Tomar, vai ser o primeiro dos monumentos portugueses Património da Humanidade a poder ser objecto de uma visita virtual - o site, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Tomar e pela INI-GraphicsNet, será apresentado oficialmente hoje no próprio convento, numa cerimónia que marcará o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e na qual estarão presentes os ministros da Cultura e do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
O projecto, que recebeu o nome Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao Século XXI, será depois alargado aos restantes monumentos classificados pela UNESCO. "O Igespar [Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico] está a preparar um programa, a rota do Património da Humanidade, que vai envolver Tomar, Batalha, Alcobaça e Lisboa", explicou ontem a secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, numa conversa com os jornalistas no Panteão Nacional para apresentação do programa do Dia dos Monumentos. "Corresponde a uma preocupação em ter aquilo a que podemos chamar 'novos produtos'. Tivemos um ciclo de investimento no património em termos de edificado e agora temos que cuidar dos conteúdos, da animação, o contar a história dos monumentos, e é essa a lógica da rota. Pretende-se potenciar o mercado do turismo cultural, um segmento que está a crescer."
Este ano, o Dia dos Monumentos tem como tema Património e Ciência, e é em grande parte feito em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que irá lançar o projecto Património e Ciência, um conjunto de actividades que decorrerá aos fins-de-semana, de 18 de Abril a 18 de Junho.
Hoje haverá por todo o país 450 actividades ligadas ao património, de espectáculos a visitas temáticas, passando por observação de aves, das estrelas e visitas a laboratórios. O programa pode ser consultado em http://www.igespar.pt/. A.P.C.»


Público, P2, p. 14, 18.04.2009

Sem comentários: