26.4.09

Correio da Manhã: População enche Largo Salazar


A população de Santa Comba Dão aderiu ontem em força à inauguração da requalificação do largo António de Oliveira Salazar, comendo o porco assado no espeto enquanto actuava a Tuna Santo Estêvão. Sem discursos, a festa durou toda a tarde e ficou marcada pela distribuição de calendários com a foto do ditador e de Marcelo Caetano, uma iniciativa de um empresário de Torres Novas. Os contestatários não se manifestaram, mas afixaram uma faixa a evocar o 25 de Abril e a apelar à abstenção. Fora do largo, elementos do Bloco de Esquerda entregaram folhetos a repudiar a festa.
"No ano passado fiz 150 mil calendários para distribuir, mas desta vez, por causa da crise, foram só três mil e gastei mais de 700 euros", contou o empresário António Lopes, de 80 anos, um "admirador de Salazar". "No tempo dele eu tinha liberdade, porque ninguém me fazia mal, agora não há respeito pela polícia e não se pode andar em certas zonas por causa da criminalidade". Rui Tiago, um jovem de Santa Comba Dão, considera Salazar "uma pessoa importante, que fez coisas boas e más, mas não deixa de ser uma pessoa da terra".
O presidente da câmara, João Lourenço, salientou a requalificação do largo, que irá acolher várias iniciativas por ser "um local rodeado de comércio e que precisa de voltar a atrair a população".


Sem comentários: