4.9.08

O caso Schüppel por Alfredo Pimenta e Salazar

"Ex.mo Sr. Presidente do Conselho : - peço a V. Ex.ª a fineza de ter a bondade de prestar a sua atenção a este caso, esclarecendo-me convenientemente.
O Sr. Schüppel, professor do colégio alemão, hoje encerrado, e dirigente das Juventudes hitlerianas em Portugal, hoje desfeitas, recebeu esses dois papéis, em que não só ele próprio, mas a mulher e duas filhinhas, a mais nova, doente - são intimidados a embarcar para a Alemanha no dia 2 do Março próximo - sob pena de "sanções por desobediência às autoridades".
Como V. Ex.ª teve, em tempos a gentileza de me dizer que só seriam obrigados a sair de Portugal, os criminosos de guerra, os criminosos comuns e os alemães que perturbassem a ordem pública, e como o Sr. Schüppel que está em Portugal desde 1936, não pertence a nenhuma dessas categorias, e muito menos sua mulher e as duas filhinhas - creio que se não deve tomar à letra o formulário da intimidação policial. Assim, disse ao Sr. Schüppel que se deixasse estar quieto e continuasse a fazer a sua vida pacífica - enquanto eu não lhe dissesse o contrário.
Venho pedir a V. Ex.ª a fineza, que, no caso, é quase caridade, de me autorizar a manter o conselho que dei, ou de me desautorizar, se tem razões para isso. É horrível a hora que se atravessa!
De V. Ex.ª muito atenciosamente grato
Alfredo Pimenta"

"PRESIDÊNCIA DO CONSELHO
GABINETE DO PRESIDENTE

Lisboa, 22 de Fevereiro de 1946

Ex.mo Senhor
Dr. Alfredo Pimenta
Rua Pinheiro Chagas, 16 – 1.º
Lisboa

Com os melhores cumprimentos e por incumbência do Senhor Presidente do Conselho venho comunicar a V. Ex.ª que estão sendo feitas todas as diligência para manter decisões tomadas anteriormente quanto aos súbditos alemães residentes em Portugal.
Tem-se boa esperança de que ao menos se possa conseguir a permanência em Portugal de senhoras e crianças, no caso de não ser possível levar mais longe a protecção do Governo Português às pessoas que estão em tais condições.
Tomo a liberdade de devolver a V. Ex.ª os papéis que dizem respeito ao Senhor Schüppel e de dizer-lhe que conveniente seria que este mesmo senhor procurasse mais pormenorizadas informações na Direcção-Geral dos Negócios Políticos do Ministério dos Estrangeiros.
De V. Ex.ª Muito At.ª Ven.or e Obrig.
O chefe do gabinete,
J. Manuel da Costa"

In "Salazar e Alfredo Pimenta - Correspondência, 1931-1950". Editorial Verbo. Lisboa. 2008, p.248.

Sem comentários: