13.7.08

Escandaloso: Casa dos Bicos para Fundação Saramago


Lisboa, 12 Jul (Lusa) - A Câmara de Lisboa discute quarta-feira uma proposta do presidente, António Costa (PS), para a cedência do edifício municipal da Casa dos Bicos para a instalação da Fundação José Saramago, que incluirá a biblioteca do escritor.
O protocolo a celebrar entre a autarquia lisboeta e a Fundação José Saramago prevê a cedência da Casa dos Bicos por um período de dez anos, renovável, disse à Lusa fonte do gabinete do presidente da Câmara.
A Casa dos Bicos poderá albergar a biblioteca do Prémio Nobel da Literatura, composta por vário milhares de exemplares, e disporá de uma loja, espaço para exposições e colóquios.
Caso a Câmara aprove o acordo, o protocolo entre a autarquia e a fundação será celebrado "muito em breve" em Lisboa, "com a presença do próprio escritor".
Depois de António Costa ter proposto a José Saramago a cedência da Casa dos Bicos, prosseguiram negociações entre os vereadores da Cultura, Rosalia Vargas (PS), e Finanças, Cardoso da Silva (PS), e os administradores da fundação, Pilar del Rio e José Sucena.
O edifício, situado no Campo das Cebolas, construído em 1523 por D. Brás de Albuquerque, acolhe actualmente serviços do departamento de Cultura da Câmara.
A autarquia ficará responsável pelas "pequenas obras" necessárias à adaptação das instalações, ficando a fundação encarregue das despesas de funcionamento e responsável por manter as instalações em boas condições.
ACL.
Lusa.

Só sei e só consigo dizer: ESCANDALOSO!

1 comentário:

Marcos Pinho de Escobar disse...

Transferir uma jóia do património histórico-arquitectónico lisboeta para uso do execrável erva-daninha estaliniano... É o cúmulo do descaramento, da pouca-vergonha. Vamos mal, meu Caro Nonas, muito mal mesmo.