17.6.08

O Prof. Dr. Rui Albuquerque e um desafio


No meu zapping pelos blogues, mormente o Pasquim da Reacção, descobri este engraçado comentário do sr. Prof. Dr. Rui Albuquerque, aludindo aos antigos jantares do 28 de Maio na Casa Branca, em Lavadores, Vila Nova de Gaia.
Escreve este ex-membro responsável do Movimento Nacionalista do Porto que
«A efeméride continua, hoje, a ser celebrada, já não no mesmo sítio, que não há gente, ao que me dizem celebrada por uma rapaziada sem cabelo, muito dada à cacetada e às coisas do espírito. Companhias que o Doutor Salazar, com os seus pergaminhos coimbrões, muito haveria de apreciar.»
Assim é, a efeméride continua a ser celebrada por vontade indómita do Prof. Dr. António José de Brito e nos presentes já se nota alguma “rapaziada sem cabelo”, não o nego, o que é perfeitamente natural com o decorrer dos anos – garanto-lhe que não é o meu caso – e que seria o seu se continuasse a estar presente, pois a última vez que o vi, nas televisões por causa dos escândalos da Universidade Moderna e da cooperativa gestora, a Dinensino, tinha um corte de cabelo radical: skin bem ao meio e com algum cabelo nas partes laterais.
A gente “dada à cacetada”, também, lá está. Não são permitidas armas brancas, apenas cromadas!
A gente dada “às coisas do espírito”, julgo que seja toda. Até hoje, nenhum dos presentes se declarou ateu!
Caro Sr. Prof. Dr. Rui Albuquerque, já que referiu os jantares da Casa Branca, aqui fica uma fotografia de um deles e lanço um desafio a todos: descubram quem é quem!

8 comentários:

caceteiro disse...

Caro Nonas tenho apenas um pequeno reparo a fazer: Essa da "gente dada à cacetada" é uma óbvia referência à minha humilde pessoa, no máximo pode ser uma referência àquela velhinha que bateu numa certa pessoa que tentou destruir a montra da livraria Vento de Leste em finais da década de 70! Como é óbvio não vou dizer quem, pois um certo "Prof. Dr." pode processar-me!

Anónimo disse...

Ainda vais preso. Com os gajos do vental nã se brinca!

Optio

Anónimo disse...

Podiam ao menos ter colocado o estandarte (ao fundo no centro) correctamente, a modos que as quinas...
O que nasce torto...

Anónimo disse...

Olha, vejo uns "infiltrados" num partido e na Maçonaria!

josé carlos disse...

Infelizmente não estou na foto. Se calhar nesse ano não coloquei lá os pés (aconteceu-me amiudadamente, e sempre, sempre, por questões profissionais - raios parta, porque não nasci rico!).
Gostei de ver tantos e tantos. Todos mais novos, alguns bem mais magros (eh, eh, eh). E gente que estava sem avental (mesmo sendo num restaurante). Hoje é o que sabe. Boa malha, Nonas.
A memória é o diabo, sem dúvida. Como alguns gostariam de se libertar de pesos antigos. Eu esqueço-os, até ao momento em que eles se metem connosco. Aí salto. Por isso te compreendo. Continua o serviço público...

Anónimo disse...

O Camarada Nonas é o jovem de barbas que está na fila da frente?

nonas disse...

Caro Camarada;
estão duas pessoas de barbas na fila da frente. Uma é o Rodrigo Emílio a outra era um dos organizadores dos jantares que devido a uma "infiltração" num respeitável partido deixou de aparecer junto de pessoas comprometedoras e comprometidas que lhe devem parecer hoje um pouco radicais.
Eu não apareço na fotografia porque sou um pessoa muito respeitável e por isso, a publiquei (eh,eh,eh).

Anónimo disse...

Camarada, o Grande Poeta Rodrigo Emílio conheço e reconhece-se bem na Fotografia!
Como pensei que também figurasse, é que fiz a pergunta.
Obrigado pela resposta.
E que o Camarda Nonas é, como muito bem disse, 'uma pessoa muito respeitável', não tenho a menor dúvida.