22.8.08

Livro: Ciganita de Miguel de Cervantes.

Na sequência do tiroteio na Quinta da Fonte, em Loures, Miguel de Cervantes publicou na segunda-feira o opúsculo “Ciganita”, oferta do jornal Diário de Notícias, cujo pendor racista é notório. Assim, que se abre o livro, lê-se "Os ciganos e as ciganas, parece, vieram a este mundo só para serem ladrões; nascem de pais ladrões, criam-se entre ladrões, estudam para ladrões e, finalmente, saem-se ladrões sabidos em qualquer situação e o desejo de roubar e o facto de roubar são, neles, acidentes inseparáveis, que só perdem quando morrem." (p.1)
É revoltante que o DN dê abrigo a este panfleto racista e acintoso dos direitos humanos ainda por cima, nota-se que pretende exaltar e acirrar os ânimos “juvenis” daquele bairro bicultural e criar um clima propenso a novo tiroteio.
É escandaloso que o SOS Racismo, o BE e o ACIDI, ainda não se tenham pronunciado sobre a edição deste manifesto feito sob a forma simulada de novela e que não tenham denunciado na Procuradoria Geral da República, no Sindicato dos Jornalistas e na ASAE este panfleto. As férias não podem servir de pretexto para a luta anti-racista!
Aguarda-se que o Ministério Público instaure um processo-crime ao autor e que a Direcção Central Contra o Banditismo o tenha sob extrema e cuidada vigilância em prisão preventiva enquanto não é condenado. E quanto antes, não vá ele fugir!

Nota: A Polícia Judiciária em nota oficiosa anunciou que Miguel de Cervantes não tem nada a ver com Miguel Cervantes, uma das figuras maiores da literatura universal, autor da obra D. Quijote de la Mancha, publicada em 1606.
As investigações - em segredo de justiça - seguem o seu rumo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Nonas, as opiniões do senhor Miguel de Cervantes sobre os ciganos são, obviamente, irrelevantes. O senhor Nonas foi o único a ligar a tal coisa.

Pedro

nonas disse...

Não é exacto nem verdadeiro. O primeiro a falar foi http://acidadedosossego.blogspot.com/2008/08/cervantes-um-escritor-rassista-e.html

Com os meus cumprimentos,

Anónimo disse...

xenhôr nonas
estamos mu xateados cu senhor. sabemos onde o xenôr mora e vamos fazer espera. já estamos a preparar as caçadeiras, facas, caxetetes e mais que vier a mão. vamos levar tambem o Pedro.

Lelo Maia (da Qtª. regaleira)

nonas disse...

Fixe! Fazemos uma cena toda baril somos todos filmados e aparecemos nos telejornais!

nonas disse...

Para além do Pedro tragam o Miguel de Cervantes!

Anónimo disse...

E o João Garcia mai'lo advogado com barba de passa-piolho!