20.8.08

Mais um filmezeco de propaganda barata

Deverá estrear o filme "Inglorius bastards", do realizador Quentin Tarantino, em Maio de 2009, no Festival de Cinema de Cannes.
Enquanto os críticos alemães opinam que este filme representa um regresso aos tempos mais cruéis da propaganda de guerra anti-alemã, por seu lado Tarantino conclui que a película é sobre tudo menos guerra, e muito menos sobre a Alemanha.
Ora, ao que parece, um dos momentos épicos do filme é quando um oficial americano diz perante os seus comandados: "Todo o homem que está abaixo de mim deve-me cem cabeleiras de nazis, arrancadas das cabeças de cem nazis mortos. Matá-los é o nosso propósito".
O
Jornal de Notícias refere que «A história retrata um grupo de criminosos de guerra que são transportados pela Europa durante a Segunda Guerra Mundial. O comboio onde viajam é atacado por nazis e apenas sobrevivem os malfeitores, que encetam uma fuga para a Suíça. No caminho, decidem acabar com todos os nazis que lhes apareçam à frente, com muito sangue e, espera-se, muito detalhe pormenorizado de golpes e batalhas violentas.»
Tarantino segue à risca a cartilha dos filmes sobre a II Guerra Mundial, cuja regra e premissa é aquela que o alemão/nazi bom é o alemão/nazi morto.
Um filmezeco de propaganda barata cujo orçamento é muito caro e elevado.

Sem comentários: