14.10.10

Pensamentos de Alfredo Pimenta - XVII

«... A Democracia tem uma base fundamental: o Sufrágio Universal - individual, pessoal, que leva automaticamente à constituição de partidos que são a negação da unidade nacional.
É por isso que Democracia é igual a anti-Nação. O sufrágio corporativo, familiar ou profissional, é anti-democrático. Democracia que o adoptar nega-se a si própria; o sufrágio corporativo que se diz democrático injuria-se, calunia-se.
O Sufrágio Universal sobrepõe à Qualidade a Quantidade. Segundo ele, a verdade é função do Número. O mais um de um imbecil vence e afasta a Competência. O que em todas as escalas e modalidades da vida, com Democracia ou sem ela, se prefere é o Saber, a Competência, a Técnica. Há só um campo em que, dentro do critério da Democracia, o Número cego, e acéfalo, e irresponsável, e ininteligente é rei; é o campo da governação dos Povos. A Democracia opõe à Pessoa, o Número. Cem milhões esbarram em cem milhões; a Vida pára, no empate estéril. Mas aos cem milhões de um lado, junta-se uma unidade que pode ser a de um cretino? A vida retoma o seu caminho - pela mão então dum cretino. É isto a Democracia.»(1)
«... O Sufrágio Universal, a maior de todas as mentiras políticas que vieram ao mundo, desde que o Mundo existe, é o Governo dos medíocres, dos aventureiros, dos demagogos, dos descarados. Ou é sincero, e é a Anarquia; ou se se consegue limitar-lhe o mal, é a Mentira.»(2)
«...Então os senhores que são os defensores da soberania nacional, os senhores que entendem que o Poder legislativo é o representante da Nação, os senhores que são Sacerdotes do Sufrágio, cultores do Número, adoradores do Voto, e têm por patrona a Urna, os senhores insurgem-se contra a mesma Soberania, que no pleno uso das suas atribuições de Soberania, salta por cima do princípio da retroactividade, para evitar a continuação dum mal? Então os senhores que consideram a Constituição um mostrengo, um aborto, e desdenham dela, tanto que não embandeiram no seu aniversário, os senhores, agora, bradam às armas! em defesa da Constituição?»(3)
Notas:
(1) - In A Democracia Nova, pp. 14/15, ed. Autor, 1945.
(2) - In A Democracia Nova, p. 17, ed. Autor, 1945.
(3) - In A Questão do Inquilinato, in «A Época», n.º 1833, p. 3, 24.08.1924.

2 comentários:

Anónimo disse...

"O Sufrário Universal... leva... à constituição de partidos que são a negação da unidade nacional".

"A vida retoma o seu caminho pela mão então de um cretino".

Estas afirmações de A.P., correctíssimas, para além de muitas outras igualmente certíssimas, significam sem résteas para qualquer dúvida o que de facto significa a democracia.
A democracia tal como ela foi imposta em todo o mundo, é o maior embuste que meia dúzia de cérebros maquiavélicos impuseram aos povos da forma mais vil e diabólica como o mundo jamais conheceu.
E quase sem mexer um dedo, lá do alto das suas secretas Penthouses onde se escondem e secretamente negoceiam os destinos do mundo, comandando como marionnettes os governantes dos países onde a democracia se instalou. Autênticos autómatos, estes, que dirigem os seus países muito possìvelmente sob o efeito de drogas. Só assim se pode admitir a violência, as guerras, a fome e o terror que eles infligem aos povos. E a completa destruição das Nações. Nações estas que outrora viviam em paz, unidas e felizes.
Maria

Anónimo disse...

Ontem tentei enviar dois comentários, um deles por duas vezes, sobre os Pensamentos de A.P. O que lhes terá acontecido? Será que os recebeu e não os colocou por falta d'oportunidade? Pelo menos um deles sei que chegou ao destino, porque o meu computador registou o envio. O segundo comentário penso que não, porque o sistema me alertou para o facto de haver um problema no envio... Pergunto-me se tal não seria pelas frescas e boas que eu dirigia ao sistema pôdre que somos obrigados a suportar e à própria democracia (deles). Talvez sim, talvez não. Fica a dúvida.

Mas como não guardo quase nada do que escrevo, permito-me voltar a escrever, agora de memória, o mesmo comentário e enviá-lo-ei hoje ou amanhã.
Maria