21.6.10

Folhetim de cinzas por Vasco Centeno Barata

Recebi esta peça assinada pelo meu amigo e camarada Vasco Centeno Barata que passo a reproduzir.

Creio que é tácito entre nós não dizer uma palavra sobre a morte do Saramago; deve ser tão ignorado como o foi Couto Viana pelos mesmos que agoram louvaminham o homem da Azinhaga. No entanto, em mensagem pessoal e não pública, não resisto a enviar este folhetim noticioso, segundo a qual a vontade expressa de um vivo muda depois de morto... Possivelmente também de ateu se tornou crente, e de iberista passou a patriota...
1º EPISÓDIO
Em entrevista de 2008, Saramago expressava a vontade de que “as suas cinzas ficassem debaixo de uma pedra do jardim em Lanzarote”
2º EPISÓDIO
Tias (Lanzarote), 18 jun (EFE).- Os restos mortais de José Saramago serão incinerados em Portugal e uma parte de suas cinzas será depositada em seu povoado natal, Azinhaga, e outra parte será enterrada junto a uma oliveira em sua casa em Lanzarote, informou a família à Agência Efe.
3º EPISÓDIO
18.06.2010 (Lusa) - Mário Soares defende que Saramago deveria ficar sepultado no Panteão Nacional .
4º EPISÓDIO
19.06.2010 (Lusa) -- As cinzas de José Saramago "vão ficar em Portugal", disse hoje à Lusa Pilar del Rio.
5º EPISÓDIO
19.06.2010 - (Público) "A Fundação José Saramago confirma que as cinzas de José Saramago ficarão em Portugal por vontade expressa do escritor ".
6º EPISÓDIO
20.06.2010 (Correio da Manhã) "O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou este domingo que as cinzas de José Saramago “ficam em Lisboa”, numa clara alusão à escolha do Panteão Nacional".
Nota:
Sublinha-se que a chamada "vontade expressa" do Saramago só foi descoberta depois do episódio nº 3.

Sem comentários: