11.10.08

Repressão na Alemanha contra a organização juvenil Heimattreue Deutsche Jugend (HDJ)

No Portugal Diário:

Polícia alemã lança operação contra grupo juvenil neonazi

"As autoridades alemãs lançaram, ao início desta quinta-feira, uma operação em todo o país contra a organização juvenil Heimattreue Deutsche Jugend (HDJ) (Juventudes Alemãs Fiéis à Pátria), de cariz neonazi.
As operações, que começaram às 6 da manhã, levaram os agentes policiais a entrarem em cerca de 100 casas e escritórios. Foram interrogadas mais de uma centena de elementos deste grupo, considerado como um centro de formação de elementos de extrema direita.
O carácter desta iniciativa das autoridades incidiu sobre 14 dos 16 estados germânicos. Só em Berlim, foram alvo de visita policial 15 locais.
Durante o verão, um acampamento desta organização foi visado pelas autoridade. Encontraram entre outros objectos suspeitos, bandeiras e livros relacionados com a o regime nazi. Segundo o governo alemão, apesar da organização de «actividades de ócio aparentemente apolíticas, como acampamentos de verão», as HDT «têm como finalidade doutrinar crianças e jovens na ideologia nacional-socialista, para convertê-los em extremistas», cita o jornal El Mundo.
Esta organização, contestada por todos os partidos alemães com assento na câmara baixa do parlamento nacional, foi criada em 1990, em Berlim, mas só em 2001 adoptou o nome actual, e alargou-se a todo o país.
O movimento reúne mais uma centena de elementos e milhares de simpatizantes, com idades entre os sete e os 29 anos. As suas publicações são de tom anti-semita e racista."

Sem comentários: