28.6.11

Pensamentos de Alexis Carrel

“A criação dum escol é de capital importância. Nenhum dos homens modernos possui bastante inteligência e coragem para enfrentar os grandes problemas da civilização. (…) A sociedade precisa de super-homens, uma vez que não é capaz de se dirigir, e uma vez que a civilização do Ocidente foi abalada até aos seus alicerces.”


In Alexis Carrel, O Homem perante a Vida, págs. 18/19,
Editora Educação Nacional, 1959.



“Em vez de animarmos a sobrevivência dos fracos e dos deficientes, devemos ajudar os fortes, porquanto só o escol é capaz de fazer progredir a massa. Até ao momento presente, nenhum instinto científico se consagrou à formação duma qualidade superior. Ora é por isso mesmo que importa fundar, com urgência, um organismo capaz de empreender esse trabalho.
Tal organismo dedicar-se-á ao serviço dos indivíduos pertencentes às raças que geraram a civilização do Ocidente, da qual fazem parte. O seu centro será na Europa.”


Idem, idem, págs. 20/21.



“As nações democráticas desconhecem o valor dos conceitos científicos na organização da existência colectiva. Confiam nas ideologias, sobretudo na ideologia liberal e na ideologia marxista, filhas gémeas do racionalismo do século das luzes.”

Idem, ibidem, págs. 33/34.


“De facto, os princípios do manifesto comunista, assim como os da Revolução Francesa são perspectivas filosóficas e não conceitos científicos. Burgueses liberais e operários comunistas partilham a mesma crença no primado do económico.”

Id., ib., pág. 34.


“O Homo economicus é uma criação do liberalismo e do marxismo, mas não da Natureza. (…) Tanto o liberalismo como o marxismo violam as tendências fundamentais da natureza.”

Id., ib., pág. 72.


“A sabedoria era justamente considerada por Platão como princípio de todas as outras virtudes. A sua função é harmonizar as actividades do espírito e do corpo, combater o desenvolvimento fisiológico, e, principalmente, do económico à custa do ser humano. Só a prática dessa virtude pode sustar a ruína da civilização ocidental. O eugenismo era praticado pelos gregos, na época de Péricles, de modo natural e inconsciente; hoje, deve ocupar um lugar elevado nas preocupações dos povos civilizados. À higiene e à medicina tem faltado sageza; têm permitido e animado a reprodução dos fracos, dos doentes, e dos degenerados. E daí a razão por que os degenerados têm aumentado constantemente. O eugenismo tornou-se, pois, indispensável à salvação da raça branca.”

Id., ib., pág. 139.


“A desnatalidade é uma doença de degenerescência, que tem afectado todas as civilizações. Causou a decadência da Grécia Antiga e do Império Romano, e devasta presentemente, as nações modernas.”

Id., ib., pág. 158.


“ O eugenismo é virtude indispensável à salvação à salvação da civilização ocidental."


Id., ib., pág. 180.
“O papel do Estado é ajudar, da maneira mais generosa, os indivíduos e os grupos sociais que adoptam o eugenismo como regra de conduta, porque não há melhor maneira de promover a grandeza duma nação do que aumentar o número dos cidadãos superiormente dotados.”


Id., ib., págs. 180.

1 comentário:

Anónimo disse...

bons textos em que pdoemos reflectir a verdade de uma nação.