24.3.10

Sempre era verdade


Adolf Hitler, o controverso III Reich da Alemanha, é o autor de um portfolio de desenhos que serão leiloados pela Mullocks, em Shropshire, no Reino Unido.
Sobre dois dos esboços que constam no portfolio composto por doze obras, sabe-se que um foi elaborado mediante recurso a pastel castanho e vermelho. Relativamente ao outro, supõe-se que a mulher retratada seja a mãe de Hitler, uma vez que a imagem se assemelha a fotografias suas, e o trabalho se encontra datado de 1908, ano em que morreu vítima de cancro.
Nos desenhos abundam figuras humanas, nus, objectos, edifícios e paisagens.
Richard Westwood-Brookes, da leiloeira Mullocks, responsável pela venda do legado artístico, afirmou que, naquela época, Hitler ‘estaria a tentar entrar numa escola de artes e experimentou vários estilos e pintar um nu teria sido um pré-requisito’.
Brookes referiu ainda que se sabe que o Führer foi rejeitado pela Academia de Belas Artes de Viena. ‘Da segunda vez, em 1908, ele nem foi convidado a fazer exame. Estes trabalhos fazem parte de uma colecção que ele teria submetido’, acrescentou.
De acordo com o jornal espanhol ‘ABC’, as vendas esperam arrecadar cerca de seis mil libras (cerca de 7500 euros) por cada um dos doze esboços disponíveis.

Sem comentários: