21.5.08

Onda de violência racista na África do Sul

No centro de Joanesburgo, onde outrora os portugueses tinham uma presença fortíssima com estabelecimentos comerciais e escritórios de empresas lusas, como a TAP-Portugal, bancos, agências de viagens e restaurantes, existem hoje pouquíssimas lojas ainda geridas por portugueses e nenhuma delas foi atacada ou saqueada nos últimos oito dias de violência xenófoba.
Na zona que foi em tempos designada por «Rossio» - um ponto da baixa de Joanesburgo situado na confluência das ruas Kerk e Troye - por ser o ponto de encontro da comunidade em Joanesburgo, os símbolos e nomes outrora dominantes, como «Belém», «Agência Novo Mundo», «Lusoglobo» e «Nicola», foram hoje substituídos por referências de África desde a região austral até ao Magrebe.
Os comerciantes são hoje etíopes, somalis, nigerianos, alguns (poucos) sul-africanos, todos especializados em vestuário e calçado com origem predominantemente chinesa e indiana.
«O actual tecido social das grandes cidades, profundamente alterado e muitas vezes desfigurado pelos estrangeiros, associado a condições sociais difíceis, é propício ao aparecimento de fenómenos de xenofobia», explica o sociólogo Arthur Brown.
Para este especialista, a liberdade conquistada pelos sul-africanos tem preços que muitas vezes são difíceis de calcular e os desequilíbrios manifestam-se muitas vezes de forma violenta como é o caso da onda de violência xenófoba em curso.
«Quando os governos do ANC apertaram as leis da imigração para estancar o fluxo de europeus, na sua maioria técnicos superiores qualificados, esqueceram-se que nem todos os imigrantes africanos são bem aceites pelos sul-africanos de raça negra porque os números em causa ameaçam a sua sobrevivência num cenário de elevado desemprego», salienta Brown.
"
Quem quiser ver umas imagens esclarecedoras sobre esta violência racista, veja aqui.
Esta onda de violência e de massacres lembra-nos o que se passou nas antigas províncias ultramarinas portuguesas como em Angola (1961 e 1975), Moçambique (1975) e na Guiné (1975).
Deixo aqui umas imagens desses massacres racistas quer contra as tribos africanos que defendiam a Bandeira portuguesa quer contra os portugueses de raça branca.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um completo horror. Quem neste mundo inflige tão extrema crueldade a seus semelhantes, que nem sequer em animais é concebível quanto mais em seres humanos, não deveria ter o direito de existir e muito menos de ter nascido. E o pior é que o mundo não maligno sabe perfeitamente a sua origem e finalidade. Mas o maior de todos os dramas ainda é verificarmos que aquela parte da humanidade considerada psìquicamente saudável, permanece inerte e indiferente a este inferno considerando-o imutável e, em consequência, permitindo a sua perpetuidade.

Maria

Marcos Pinho de Escobar disse...

A ONU e os "boicotadores" irredutíveis da antiga República da África do Sul podem limpar as mãos e as patas à parede. O pneumático incandescente à volta do pescoço já era folguedo dilecto da rapaziada mandelense do ANC, usado contra os negros que recusavam pactuar com os seus "libertadores". É a noite tribal que se abateu sobre o sofrido continente - exactamente como prevera, muito atempadamente, alguém chamado António de Oliveira Salazar. As terríveis fotos dos portugueses de todas as cores massacrados pelos tais "libertadores" dos "ventos da História", deviam ser afixadas a cada poste do rectângulito restante de Portugal. Sem a exautoração pública e definitiva dos responsáveis directos e indirectos de tal barbaridade, não há como ensaiar a restauração nacional que se impõe.

Anónimo disse...

O mundo dos párias

kermit disse...

A miséria não explica tudo. Há nestes povos, uma tribal forma de ser, que impede a implementação de qualquer democracia.

Anónimo disse...

A SIMIESCIDADE NEGROIDE ESTÁ NO SANGUE..!!