28.8.09

Livro: Viriato Trágico de Brás Garcia de Mascarenhas

A Sá da Costa Editora editou em Abril deste ano o clássico da literatura portuguesa, o poema Viriato Trágico da autoria de Brás Garcia de Mascarenhas adaptado em prosa por João de Barros. Na sua Nota Introdutória, página 7:

«A adaptação em prosa do Viriato Trágico, - obra que foi e será sempre magnífica lição de civismo - é talvez um pouco livre demais. Não o estranhem os leitores. Assim o impunham, não só as dimensões do vasto poema heróico de Brás Garcia de Mascarenhas - dois volumes contendo vinte cantos, na edição de 1846 -, mas ainda a conveniência de aligeirar a extensa narrativa, aliviando-a dalguns episódios não indispensáveis ao desenvolvimento do assunto.
Tal como se apresenta, é uma síntese vibrante da vida e feitos de Viriato, na interpretação lírica e épica do nosso autor. Não se enfraqueceu nem desvirtuou a convicção patriótica e nobilíssima que a anima a evocadora epopeia de Brás Garcia de Mascarenhas, nem se diminuiu o alcance. A figura e a presença de Viriato - devoção eterna dos corações portugueses - surge nestas páginas dentro dos moldes amplos e com a energia lusíada, que o seu panegirista do século XVII entusiasticamente fixou.»

Sem comentários: