Editadas pela Oficina do Livro com exclusivo para os hipermercados Continente e Modelo na colecção "Biblioteca Essencial", as obras clássicas da literatura portuguesa como Os Maias de Eça de Queirós, Viagens na minha Terra de Almeida Garrett, As Pupilas do Senhor Reitor de Júlio Dinis, Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano pelo preço de 5€.
Desta magnífica obra da literatura portuguesa saliento estes diálogos que se fossem escritos nos dias de hoje condenariam Gil Vicente por incitação ao ódio racial, anti-semitismo, crime contra a humanidade e sei lá que mais...
Desta magnífica obra da literatura portuguesa saliento estes diálogos que se fossem escritos nos dias de hoje condenariam Gil Vicente por incitação ao ódio racial, anti-semitismo, crime contra a humanidade e sei lá que mais...
Veio um Judeu, com um bode às costas, e, chegando ao batel dos danados, diz:
Que vai cá? Hou marinheiro!
Diabo: Oh! Que má-hora vieste!
Judeu: Cuja é esta barca que preste?
Diabo: Esta barca é do barqueiro.
Judeu: Passai-ma por meu dinheiro.
Diabo: E esse bode há cá de vir?
Judeu: Pois também o bode há-de ir.
Diabo: Que escusado passageiro!
Judeu: Sem bode, como irei lá?(1)
Diabo: Nem eu passo cabrões.
Judeu: Eis aqui quatro testões,
e mais se vos pagará.(2)
Por vida de Sema Fará,
que ma passais o cabrão!
Diabo: Nenhum bode há-de vir cá.
(...)
Joa: Furtaste a chiba, cabrão?
Parecês-me vós a mim
gafanhoto de Almeirim
chacinado em um seirão(3)
Diabo:Judeu, lá te passarão
porque vão mais despejados.
Joane: E ele mijou nos finados
na ergueja de São Gião!(4)
E comia carne da panela
no dia de Nosso Senhor!(5)
E aperta o salvanor,
e mija na caravela!
Diabo: Sus, sus! Demos à vela!
Vós, Judeu, irês à toa,
que sois mui ruim pessoa.
Levai o cabrão na trela!
Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, cena VIII.
Comentários elucidativos da temática do Auto:
1) - Trata-se do bode expiatório sobre o qual o Judeu pretendia fazer recair todos os seus pecados, um dos dois bodes que entram no ritual da Festa de Expiação dos Judeus (Levítico, cap. 16). Será preciso recordar que o bode faz parte dos sacrifícios rituais do judaísmo?
2) - No seu clássico espírito vigarista, o Judeu tenta subornar o Diabo, sem se ter apercebido de quem era o barqueiro...
3) - Os insultos são dirigidos por Joane ao Judeu.
4) - Nessa época, os defuntos eram enterrados no chão das igrejas. As leis de saúde só datam de 1846.
5) - O judeu comia deliberadamente carne em dia-santo para demonstrar toda a sua falta de respeito pela religião católica e todo o seu ódio pelos que não perfilham do judaísmo (e que eles intitulam de goim).
Que vai cá? Hou marinheiro!
Diabo: Oh! Que má-hora vieste!
Judeu: Cuja é esta barca que preste?
Diabo: Esta barca é do barqueiro.
Judeu: Passai-ma por meu dinheiro.
Diabo: E esse bode há cá de vir?
Judeu: Pois também o bode há-de ir.
Diabo: Que escusado passageiro!
Judeu: Sem bode, como irei lá?(1)
Diabo: Nem eu passo cabrões.
Judeu: Eis aqui quatro testões,
e mais se vos pagará.(2)
Por vida de Sema Fará,
que ma passais o cabrão!
Diabo: Nenhum bode há-de vir cá.
(...)
Joa: Furtaste a chiba, cabrão?
Parecês-me vós a mim
gafanhoto de Almeirim
chacinado em um seirão(3)
Diabo:Judeu, lá te passarão
porque vão mais despejados.
Joane: E ele mijou nos finados
na ergueja de São Gião!(4)
E comia carne da panela
no dia de Nosso Senhor!(5)
E aperta o salvanor,
e mija na caravela!
Diabo: Sus, sus! Demos à vela!
Vós, Judeu, irês à toa,
que sois mui ruim pessoa.
Levai o cabrão na trela!
Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, cena VIII.
Comentários elucidativos da temática do Auto:
1) - Trata-se do bode expiatório sobre o qual o Judeu pretendia fazer recair todos os seus pecados, um dos dois bodes que entram no ritual da Festa de Expiação dos Judeus (Levítico, cap. 16). Será preciso recordar que o bode faz parte dos sacrifícios rituais do judaísmo?
2) - No seu clássico espírito vigarista, o Judeu tenta subornar o Diabo, sem se ter apercebido de quem era o barqueiro...
3) - Os insultos são dirigidos por Joane ao Judeu.
4) - Nessa época, os defuntos eram enterrados no chão das igrejas. As leis de saúde só datam de 1846.
5) - O judeu comia deliberadamente carne em dia-santo para demonstrar toda a sua falta de respeito pela religião católica e todo o seu ódio pelos que não perfilham do judaísmo (e que eles intitulam de goim).
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