4.12.07

Os meus 35 anos com Salazar / Micas e Salazar

Vi o documentário "Micas e Salazar" transmitido na SIC Notícias no programa "Grande Reportagem".
A Senhora D. Maria da Conceição de Melo Rita deixa-nos um testemunho extraordinário sobre Salazar. Um depoimento comovido e comovente, verdadeiro e sincero que só honra e dignifica a depoente e o visado.
O documentário é o reflexo do seu livro "Os meus 35 anos com Salazar", cuja compra e leitura vivamente recomendo e que já vai na 4.ª edição.
A sua fidelidade é-nos deixada ao longo do livro. Na última página afirma: "Mas a sombra do homem de quem recebi a benesse de iluminar a minha existência não desapareceu. Foi o meu porto seguro. É um referencial que permanece. Até ao fim."
Para a Senhora D. Maria da Conceição de Melo Rita a sua honra chama-se fidelidade e não há que esquecer que serviu Salazar e não se serviu de Salazar.
O S do cinto da Mocidade Portuguesa não significava Salazar como erradamente muita gente pensava. O S era de Servir.
A Senhora D. Maria da Conceição de Melo Rita, uma grande Senhora, prestou um enorme serviço à História de Portugal com estas suas declarações.
Bem haja!

4 comentários:

Flávio Santos disse...

Por acaso não gravaste?...

Anónimo disse...

É uma labreguice pegada.
Uma rapariga que se calhar passava fome (como a maior parte do país) vai para criada de alguém que neste caso é o ditador cá da terra.
Não há nada que admirar. Viveu lá, trabalhou, deu umas fodas com quem lhe exigiu - com o salazar, não sei, dizem que era homofóbico.
Portanto, mais um episódio do antigo e miserável Portugal.
A Micas, se fosse uma pessoa normal, nem vinha com estas histórias. Mas, para ganhar uns tostões, há pessoas (infelizmente muitas) que fazem tudo.

Anónimo disse...

salazar era um homem extraordinario, com um grande sentido de responsabilidade, nunca deixando mal portugal, tomara que agora tivesse-mos outro "SALAZAR"! VIVA SALAZAR PA SEMPRE

Isabel Lopes disse...

Foi o maior Estadista Português Tirou-nos do buraco em que estávamos ,nem comida já havia !!!!!