29.12.07

Goulart Nogueira e Agora/Fascismo

Não podia o Manlius esquecer o aniversário de Goulart Nogueira sem deixar referência ao jornal “Agora”, na sua última fase sob a “direcção única” de Goulart Nogueira e que neste número (n.º 329, 4 de Novembro de 1967, Ano VII) assumiram a responsabilidade financeira Goulart e António José de Brito. Foi um número que teve repercussão internacional mormente nos círculos universitários europeus e na revista “Découvertes” sob a direcção de Jean Haupt.
Conta entre os seus colaboradores: António José de Brito (António José de Brito, “
O Fascismo na História do Pensamento”; José de Aguiar, “Universalidade do Fascismo”; A. Vieira de Magalhães, "O último Mussolini"); Goulart Nogueira (Goulart Nogueira, “Permanência do Fascismo”), Rodrigo Lemos, “A luz debaixo do alqueire”, João de Albuquerque, “Fascismo e Tradição”); Luis de Azevedo, “O Fascismo e as artes”; Caetano de Melo Beirão, “Giovinezza! – lembrança do anos 30”; Luís Fernandes, “Estilo Fascista”; Benito Mussolini, “Doutrina Fascista”, “Diálogo quase socrático”; Robert Brasillach, “Fascismo, Juventude”; Alexandre de Vasconcelos “Fascismo – uma concepção aristocrática de Estado”; Paulo Correia, “Fascismo – Revolução”; César de Oliveira “O gremialismo integralista antecedeu o cesarismo socialista do fascismo”; Curzio Malaparte, "A morte enfrentada"; Marcelo Caetano, "Portugal e a Itália fascista"; Jaime Nogueira Pinto, “Fascismo 67”; José Valle de Figueiredo, “Fascismo e futuro” e Miguel de Seabra, “Ainda podemos vencer?”.
Como acertadamente escreve o José Carlos foi “um dos melhores números de sempre” do Agora. Entre os geniais, estão Goulart Nogueira, António José de Brito, Caetano de Melo Beirão, Mussolini e Brasillach. Dos outros, como Jaime Nogueira Pinto, José Valle de Figueiredo e Miguel de Seabra, três exemplos "exemplares" cujos percursos falam por si…

3 comentários:

Anónimo disse...

«...Jaime Nogueira Pinto, José Valle de Figueiredo e Miguel de Seabra, três exemplos "exemplares" cujos percursos falam por si…»

ih! ih! ih! mauzinho...

Anónimo disse...

O Camarada tem um exemplar destes para venda?

nonas disse...

Se o meu amigo se refere a um exemplar do jornal, garanto-lhe que é exemplar único na minha biblioteca.
Se se refere ao trio "exemplar", digo que há muitos mais exemplares.