16.5.07

Filhos da mãe por Joaquim Letria


O jornal 24 Horas, de 02.04.2007, publicou na coluna "25.ª hora" um texto assinado por Joaquim Letria - a propósito da vitória de Salazar, o Grande Português no concurso televisivo Os Grandes Portugueses - que passo a transcrever.

«Filhos da mãe

Um concurso da TV fez mais antifascistas do que um bosque cria cogumelos. Quando estar contra Salazar dava 2 a 8 anos de cadeia, ninguém deu por tanto democrata. Afinal, estão aí vivinhos da costa e são mais do que as mães!
Arrependidos, pintados de fresco a viverem como não se vivia no fascismo. Ó pra eles, a gritarem contra Salazar que ganhou um concurso de TV destinado a somar chamadas de valor acrescentado à publicidade que certa audiência amgariou para a TV do Estado.
Aí estão políticos, sociólogos, analistas e comentadores a discutirem a vitória do ditador num programa que, na sua noite decisiva, não conseguiu mais do que um terceiro lugar mal medido no share, ao fim de 30 anos de democracia.
Antes que também cheguem os psicólogos para darem colo aos carentes, deixem-me dizer que penso que o velho ganhou o programa porque foi um filho da mãe melhor do que os filhos da mãe de agora e não meteu ao bolso um tostão que não fosse seu.
Pronto, agora gritem as vossas razões. Para mim, estas é que contam.»

Joaquim Letria
In jornal "24 horas", 02.04.2007.

3 comentários:

Pedro Botelho disse...

Curioso, esse Letria mais anti-democrata que anti-salazarista: «foi um filho da mãe melhor do que os filhos da mãe de agora», o mesmo argumento de todas as bandas...

Mais não seria preciso para se ver à distância que todos andam enganados...

Flávio Santos disse...

O Letria é que escreveu nas páginas da defunta revista Sábado que iria até ao fim do mundo pela senhora Colette Avital, embaixatriz em Lisboa de certo estado do Médio Oriente...

Flávio Gonçalves disse...

Tenho saudades de o ler na última página d"O Diabo".