24.9.07

Carlos Eduardo de Soveral: evocação de Artur Nunes da Silva

Falar e escrever sobre Carlos Eduardo de Soveral nunca é de mais. É todo o contrário, sempre muito pouco. Aqui vos deixo o testemunho de um seu amigo e camarada, Artur Nunes da Silva.

«Desculpe... cheguei atrasado!

Era habitual...
Muito mais que um hábito, era um ritual...
Nas suas vindas ao Porto..., encontrar-me com o Prof. Soveral.
As horas passavam rápidas...
Infringindo o limite de velocidade, o relógio acelerava...
Os nossos sentidos alerta...
Ouvíamos, víamos, sentíamos, degustávamos as suas palavras...
Eu e o Nonas!
Não as conseguíamos gravar... reter na nossa memória...
Sentia-me culpado...! Porque não levava um gravador de bolso?
Poderia assim digerir mais tarde... nos dias e semanas seguintes, todo aquele caudal de Cultura pura...!
Não sei se por ser meu Amigo... fazia-me lembrar, por vezes, outro vulto que admirei: Vitorino Nemésio e o seu monólogo “Se bem me lembro...”, mas pra melhor!
Não! Não era monólogo... muito menos conversa... aqueles encontros em casa da Rô, sua filha. Discurso..., discurso também não! Aula... sim, aula era o mais próximo daquilo que constituía para mim aquelas reuniões a três.
Antes de entrarmos, de tocarmos à porta, eu e o Nonas tínhamos de acertar a hora a que inexoravelmente nos levantaríamos para sair. Se o não fizéssemos, concerteza que dali sairámos directamente para o trabalho.
Não era fácil interromper aquelas “viagens mágicas”, às quais o tempo e o espaço não opunham barreiras.
No seu infinito saber, o nosso Carlos Eduardo Soveral dissertava...
Sobre tudo ele dissertava com uma profundidade de conhecimentos, de compreensão e análise crítica, que faziam dele um Homem ímpar da nossa Cultura contemporânea.
Naturalmente, passava da análise da negra e sombria realidade actual à empenhada vivência pessoal no tempo do Estado Novo, das agruras do forçado exílio ao elogio dos intérpretes da cultura espanhola que tanto admirava, da França do pré-guerra à Grécia antiga, de Esparta à Roma imperial...
Não é verdade, querido Prof. Soveral, que eu e o Nonas éramos “as suas vitaminas”?...
Orgulháva-nos esse e muitos outros elogios... com que, na sua enorme bondade, nos presenteava.
A sua amizade seria então, para nós, uma injecção intra-venosa de nobreza de sentimentos, de fé em Deus, de fidelidade aos ideais, de descrença no “homus democraticus”, de cultura e saber, de resistência ao ostracismo democrático.
Dos antigos colegas, amigos e camaradas quase ninguém sobrava ao Prof. Soveral: muitos tinham morrido outros tinham traído os ideais intemporais de uma época de sonhos partilhados...
Era como se já tivessem morrido em vida...
Adoptou o auto-exílio como forma de se não conspurcar na porcaria democrática.
“Meu filho, para não conspurcar o ar, o nome do gordo de Belém não se pronuncia nesta casa”!
Tenho de terminar o texto...
O espaço de publicação é limitado...!
É difícil parar...
As vivências são tantas...
A saudade imensa...
Há tanta coisa para dizer... tanto por contar...
Vou, inevitavelmente, cometer a injustiça de não conseguir transmitir a quem não conheceu o Prof. Carlos Soveral, a sua magnitude de Homem completo e por inteiro...
Não aludo, nestas simples palavras de homenagem e recordação, à sua obra e ao caminho percorrido... Há quem o possa e saiba fazer melhor do que eu.
Depois de quase um ano sem o ver (telefonicamente falávamos amiúde), decido ir a Lisboa receber aquele abraço e aquele carinho retemperadores e simultâneamente tentar animá-lo um pouco, pois sabia estar doente, pela sua zelosa e extremosa mulher, a Ex.ma Sra D. Leonor -- “A minha querida Nô... sempre o meu braço direito e agora também o meu auxiliar de memória”, como dizia constantemente o Prof Soveral.
Telefono então a comunicar que “na próxima segunda-feira” iria visitá-lo... quando recebo a infausta notícia que o meu querido amigo tinha partido há poucas horas para a terra dos grandes prados verdejantes...
Desculpe Sr. Prof. Soveral... cheguei atrasado ao último encontro...
Espero, no entanto, se o merecer perante Deus, encontrá-lo de novo...
E aí sim!... teremos tempo... todo o tempo... a eternidade... para conversar... para o poder ouvir...
Só mais uma coisa... Sr. Prof., o “nosso Grosse Friederich” manda-lhe um grande abraço.

Artur Nunes da Silva»

2 comentários:

Anónimo disse...

As palavras sao injustas e curtas, logo nada que se escreva se eleva ao nivel de alguem que se imortalizou nos abraços e no cuidado em ensinar...

Anónimo disse...

Eu conheci o Dr. Soveral em Angola em 1957 e admirei-o pelas suas grandes qualidades e pelo seu amor à juventude. Todos os fins de semana acompanhava a pé um pequeno grupo de alunos,entre os quais me incluia.Homem de grande cultura e formação, seguia a pé connosco,entoadando canções,seguindo em direcção a uma piscina,onde praticavamos natação..Seriam uns 3 km e depois ainda havia o regresso...Ele tratava a esposa por "nô",o que deve ser diminuitivo de Leonor. Agora surge-me o nome "Artur Nunes da Silva,como autor do texto,que é também nome dum primo meu... Se for possivel contacte-me pelo email seguinte: narciso.torres@hotmail.com