27.6.07

Notas Soltas por Eng. Francisco Ferro - II

Do meu bom Amigo Sr. Eng. Francisco Ferro recebi estas Notas Soltas que passo a publicar com toda a amizade.

“Notas Soltas
1. Segundo informações seguras, o Porto comemorou mais uma vez o aniversário da Revolução Nacional de 28 de Maio, e também em Lisboa, por iniciativa do NEOS, se evocou a data que marcou o fim da I República. Por mim, junto-me a quantos sabem que “o passado é o futuro que amanhece” e que quem despreza o passado não possui legitimidade para construir o futuro.

2. Gostei muito das declarações de Mário Lino sobre o “deserto” da Margem Sul: não há cidades, nem escolas, nem hospitais, nem hotéis, nem indústria, nem comércio e nem sequer gente. Seria uma grande injustiça não reconhecer as capacidades de estadista e de comunicador do M. O. P., aliás, igualmente patentes em alguns dos seus pares do elenco governamental. O resto, o resto é apenas o despeito da oposição reaccionária e anti-democrática que tenta minar a nossa democracia socialista.

3. A cidade de Setúbal foi escolhida este ano para as cerimónias do 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões, símbolo universal da Pátria. Entre as habituais condecorações, o P.R. escolheu D. Manuel Martins para lhe entregar a Ordem de Cristo.
Trata-se de um bispo que disse, há vários anos, que a Igreja devia ser “vermelha, controversa e de esquerda”, o que significa que não pensa o que diz; por maior que seja o respeito pelos critérios e decisões do P. R., não posso esconder um sentimento de profunda tristeza, embora já tenha havido condecorações ainda mais discutíveis.
Vivemos num momento de grandes preocupações, mas anima-me a esperança de que um dia em que os agraciados sejam de novo, “os melhores de todos nós”, como acontecia antes de Abril.
Francisco Ferro"

Sem comentários: