3.3.07

Catálogo da Exposição Hergé

Neste ano do centenário do nascimento do mestre belga de Banda Desenhada, entre 20 dezembro de 2006 e 16 de Fevereiro de 2007, teve lugar a exposição sobre a vida e obras de Hergé, que decorreu no Centro Georges Pompidou, em Paris, e na qual foi lançado o catálogo Hergé par Hergé. Com o formato quadrado (15x15cm), com 1024 páginas e mais de 800 ilustrações e publicado numa parceria entre o Centre Pompidou e a Éditions Moulinsart. Tem 200 citações do próprio Hergé, retiradas de entrevistas e cartas, belamente ilustrado com capas raras, artes publicitárias, desenhos com crayons, sketches, quadrinhos e outros desenhos deste autor belga. A edição também inclui uma biografia e uma bibliografia básica, prefácios de Fanny e Nick Rodwell, dos Estúdios Hergé; Bruno Racine, presidente do Centro Pompidou; e Laurent Le Bon, curador do Museu de Arte Moderna. O preço do catálogo é de 35 euros.
A obra de Hergé continua a ser editada em todo o mundo. Em Portugal pela Editorial Verbo.
Tintin é imortal.

1 comentário:

António Lugano disse...

"Mille millions de mille sabords", como me provoca nostalgia encontrar os personagens criados por esse homem extraordinário que foi Georges Remi (Hergé).
Lá no inicio dos anos 50, recordo os sábados ao final da tarde quando o meu Pai me trazia o "Cavaleiro Andante"…
De semana a semana Tintin, Capitão Rosa, Zig e Zag e Prof. Pintadinho, enchiam os meus sonhos de criança.
Como não havia televisão, nem "play-station", tinhamos que saber ler !
Quando pela 1ª vez cheguei a Bruxelas (finais de 1966) fiquei surpreendido com os nomes dos meus heróis da meninice e nunca comprendí porque em Portugal se denominava o capitão Archibald Haddock, de capitão Rosa e o Prof. Tournesol, de Pintadinho ?
Provavelmente terá sido ideia de algum "sous-produit d'ectoplasme", como bem diria o incontornável "capitaine" !
Mas, já estou a ser longo. "Tonnerre de Brest" !