18.1.15

Pivot da CNN demitido por uma palavra de crítica a Israel

«Jim Clancy, um dos rostos mais populares da CNN, deixou na sexta feira a cadeia televisiva por ter twittado uma palavra, interpretada como sendo crítica para Israel: "Hasbara".
Além de ter posto termo a uma carreira de 34 anos na CNN, Clancy encerrou ou viu ser-lhe encerrada, na quinta feira, a sua conta de twitter. Segundo o diário israelita Haaretz, nem a CNN nem Clancy explicaram formalmente a demissão, mas esta ocorreu na sequência de uma série detweets em que o jornalista foi parte activa. 
A série começou em 7 de Janeiro com um tweet de Clancy, referindo-se ao assassínio de 12 jornalistas e outros trabalhadores do semanário humorístico Charlie Hebdo, em que o pivot da CNN afirmava: "Os cartoons NUNCA  troçaram do profeta. Eles troçaram dos COBARDES que tentaram deturpar a sua palavra. Tomem atenção".
Clancy foi imediatamente interpelado por Oren Kessler, o vice-director de investigação de uma intitulada "Fundação para a Defesa das Democracias", com um pedido de explicações sobre o significado destas frases, e respondeu com uma única palavra, seguida de ponto de interrogação: “Hasbara?”
A palavra hebraica designa as explicações dadas pelo Governo israelita para justificar a sua política, ao sabor da razão de Estado, e lançando mão dos mais sofisticados recursos de relações públicas. E foi o uso dessa palavra que desencadeou uma bola de neve de argumentações e contra-argumentações polémicas que aparentemente conduziram ao afastamento de Clancy.
Num dos tweets posteriores, Clancy afirmou que "vozes pró-israelitas tentam convencer-nos de que os cartoonistas eram realmente anti-muçulmanos".
Numa outra réplica, o pivot da CNN foi claramente muito mais longe, lançando à conta chamada Human Rights News o desafio: "Vocês e toda a equipa da Hasbara têm de conseguir algum aleijado [cripple] para pôr à cabeça do rebanho". Com isso, colocou-se também sob o fogo da crítica de organizações representativas de pessoas portadoras de deficiência, que criticaram o uso do termo pejorativo cripple


Sem comentários: