15.3.11

A próxima vítima da tolerância democrática e da liberdade de expressão


O Presidente da República Checa, conhecido pelas suas provocações, voltou a protagonizar novo escândalo político. Václav Klaus defendeu abertamente um anti-semita e líder da extrema direita, Ladislav Bátora, dizendo que partilha com o extremista ideais ideológicos como a rejeição da União Europeia, do multi-culturalismo, da igualdade entre sexos e da homossexualidade.
A polémica começou quando o ministro da Educação do governo tripartido de direita, Josef Dobes, quis nomear Bátora como seu braço direito, escreve o jornal espanhol
Público. A comunicação social lembrou as posições extremistas de Bátora e o facto de este ter sido candidato às eleições pelo ultra-nacionalista Partido Nacional. O próprio partido de Dobes pressionou para que este desistisse da nomeação.
Mas Klaus adensou ainda mais a polémica, ao escrever um artigo no jornal Právo e no site Novinky.czen apoiando as ideias políticas de Bátora. "Sei que é um homem de direita autêntico, profundamente conservador, que tem por hábito participar em diferentes acções públicas nas quais denuncias coisas que eu também critico", escreveu o Presidente checo, vincando que concorda com Bátora na recusa do "europeísmo, da política de géneros, do multi-culturalismo, da homossexualidade, da Verdade e do Amor erigidos como princípios universais": "Como ele, dou prioridade à tradição sobre o suposto progresso."»

1 comentário:

Ricardo Zenner disse...

Homem de Coragem! Onde estão os Portugueses assim?