30.1.10

Berlim, 30 de Janeiro de 1933

"Assim que Goering surge à varanda e anuncia à multidão que o Führer acaba de ser nomeado Chanceler, revoam na Wilhelmstrasse aclamações sem fim. Ao mesmo tempo que os telégrafos e os telefones comunicam a lista ministerial aos jornais do mundo inteiro, a notícia propaga‑se na cidade. Alguns instantes mais tarde, todas as casas estão engalanadas e de todos os cantos da capital acorrem militantes em número sempre maior. Uma multidão cada vez mais densa aflui em direcção do Tiergarten e do bairro dos Ministérios. Do Unterdenlinden até à Leipzigerplatz, as ruas ficam cheias de gente. Pouco a pouco o entusiasmo converte‑se em delírio... Uma multidão desatada invade a Wilhelmsplatz e concentra‑se junto da fachada da Chancelaria. Membros dos Sthalhelm e Camisas Castanhas, reconciliados na vitória, confraternizam nas ruas com os agentes da Polícia. E, em todo o centro da cidade, um tumulto ensurdecedor, alternadamente dominado pelo Deutschland Uber Alles e pelo Horst Wessel Lied.
Mas é à noite que o espectáculo adquire um carácter de apoteose: empunhando archotes acesos e marchando em filas cerradas atrás de milhares de estandartes, um cortejo de 25.000 homens, pertencentes às SA, às SS e aos Capacetes de Aço, desfila das 19 horas à 1 da manhã sob a Porta de Brandeburgo. Vinda da calçada de Charlotenburg, a longa serpente de fogo atravessa o Unterdenlinden, inflecte para a Wilhelmstrasse e passa diante de Hindenburg e de Hitler, na direcção dos quais se elevam ovações frenéticas.
«À mesma hora — escreve Gerhart Rüher — idênticas cenas se desenrolam em todas as províncias da Alemanha. Milhões de homens percorrem as ruas das cidades à luz dos archotes. Milhões de alemães bordejam as estradas do campo e saúdam, de braço estendido, o advento do III Reich»."


Jacques Bénoist‑Méchin
In História do Exército Alemão, 3.º volume.

2 comentários:

Marcos Pinho de Escobar disse...

Interessante que os democratas de turno referem-se à eleicao de Hitler como "toma do poder"... A intocável regrinha aritmética só vale mesmo quando o resultado vai no sentido desejado por estes senhores.

Anónimo disse...

Heil!