16.6.09

Livro: La Unión Monárquica Nacional de José Luis Jerez-Riesco


Ediciones Nueva República, uma das melhores editoras nacionalistas espanholas, acabou de editar "La Unión Monárquica Nacional" da autoria de um dos grandes investigadores da história de Espanha do século XX, o Prof. Dr. José Luis Jerez-Riesco, especialista em trabalhos sobre a Falange e José António Primo de Rivera.
Trata-se de um estudo inédito sobre a fase inicial da vida política de José António que era desconhecida. Ao longo das 457 páginas - enriquecidas por um prólogo do Prof. Dr. António José de Brito - é-nos revelada essa jovem faceta de José António sendo também uma interessante e séria análise do período entre 1930-1931.

«Graças a Deus, ainda ficaram os ensinamentos dos mortos que não renegaram os princípios e um punhado de vivos que não ignoram o sentido das palavras honra e fidelidade. Dentre estes, destaca-se o nome de José Luis Jerez-Riesco que conheço há dezenas de anos e que alinha destacadamente entre os que considero verdadeiros camaradas.
Os seus trabalhos de juventude quer, por exemplo, “La Falange, partido fascista” quer as obras dos últimos anos, como “
José António fascista”, “El Madrid de la Falange”, “Voluntad de Imperio - La Falange en Argentina” expressam um mesmo rumo de pensamento, sem habilidades, contorsões e, muito menos, desvios e abjurações. Por certo, os volumes da maturidade denotam uma maior perfeição e uma elaboração mais cuidada, fruto de um labor aturado, de uma investigação paciente e segura.» (In Prefácio, p. 4)

Sem comentários: