16.8.09

A morte de um Amigo e Camarada

A notícia circula desde quarta-feira na imprensa mas quase ninguém lhe deu importância.
A notícia do naufrágio dum barco a sete milhas náuticas da praia de Pedrogão não chama a atenção a ninguém até que se lê o "António José de Almeida, 59 anos, antigo professor de natação e proprietário da embarcação, registada na Figueira da Foz" e o alerta é dado junto dos amigos.
Hoje, ao final da manhã, recebi um telefonema do Manlius a perguntar se eu sabia algo do Tó Zé de Almeida tendo-lhe respondido negativamente e inquirindo-o, de imediato, da razão da pergunta. Então, o Manlius dispara: "recebi um e-mail com a notícia da agência Lusa sobre o naufrágio em Pedrogão e pelos dados só pode ser o Tó Zé".
Telefonemas e sms para amigos a perguntar se sabiam de alguma coisa mas a angustiosa dúvida persistia entre todos até que ao fim da tarde, o José Carlos, de novo, telefona-me e confirma que o náufrago era o Tó Zé! Ambos desligámos o telemóvel desolados.
Conheci o Tó Zé de Almeida na primeira sessão de homenagem ao nosso comum Amigo e Camarada Rodrigo Emílio, realizada no Salão Nobre da SHIP. Tinha sido "convocado" para declamar, juntamente, com mais três camaradas, Alberto Corrêa de Barros, Luís António Serra e Vítor Luís, poesia do Rodrigo Emílio a que acedeu com satisfação pela honra e porque o Rodrigo tudo merecia.
Voltei a revê-lo na segunda homenagem ao Rodrigo, novamente na SHIP, e durante o jantar conversamos sobre as suas aventuras e desventuras como combatente por Portugal e o exílio madrileno de Campamento.
Entre nós tinha nascido uma amizade - daquelas que parece que nos conheciamos desde sempre - e muita conversa telefónica, horas de conversa telefónica que enriqueceram a Portugal Telecom e a minha pessoa.
António José, como gostava que o tratassem, era um conversador extraordinário e de uma simpatia natural. Era a personificação da Simpatia.
Ficaram interrompidas as nossas conversas telefónicas até ao dia e a hora em que nos reencontrarmos todos. Tu, o Rodrigo e muitos mais. Nessa altura, reataremos a conversa.
Até breve!
P.S. - Será celebrada uma missa de 7.º dia por intenção, na Igreja de S. Bartolomeu, sita na Praça do Comércio, em Coimbra, terça-feira, dia 18, às 17 horas.

5 comentários:

luisa oliveira-coimbra disse...

foi o meu primeiro treinador de natação, nos meus tempos de infantil na A.A.C.em 1968,a sua primeira equipa como
treinador,começava assim a sua carreira.
faz parte da minha história.
meu grande amigo TÓ-ZÉ,fica comigo a
SAUDADE!...
luisa oliveira

|Å| disse...

Até breve! \o

Anónimo disse...

Que notícia!
Estou a vê-lo.
Éramos seis, num carocha, numa romagem à Santa Cruz do Vale dos Caídos.
Uma tarde inesquecível.
Nós tínhamos um camarada ...

Vítor Ramalho disse...

Comunico a todos os interessados que amanhã, 3ª Feira, às 17 horas, vai celebrar-se missa de 7ª dia por alma do Tó Zé Almeida, na Igreja de S. Bartolomeu, Praça do Comércio, em Coimbra.
Agradece-se antecipadamente a presença de quem puder comparecer.

Marcos Pinho de Escobar disse...

Sinto muito pela grande perda, Caro Amigo.